Apresentação - Orientação Escolar e Profissional


No modelo de trabalho utilizado n’O Fio de Ariana, o profissional não indica ao jovem o caminho, nem qual a melhor escolha a fazer, mas cria condições para que possa tomar uma decisão de forma conscienciosa e informada.

Interesses, Valores e Competências
Baseado na metáfora da “balança de três pratos”, os interesses, valores e competências do jovem são explorados e “pesados”, com recurso à entrevista, observação do comportamento, inventários de interesses e valores e ao próprio trabalho de exploração do jovem.

Modalidades
Sendo sempre um processo individual, centrado no jovem, pode-se optar por se juntar a outros jovens e fazer algumas sessões em pequeno grupo. A experiência d’O Fio de Ariana, e a literatura em torno desta área, têm vindo a mostrar que pode haver vantagens quando se procura conciliar as vantagens do grupo à atenção individualizada.

Responsabilização e envolvimento e da família
A intervenção é centrada no jovem, recordando-lhe sempre que, apesar de dever ter em conta a opinião da família e de outros significativos, a decisão é sua. É elaborado um relatório final que é discutido com o jovem e a família.


<< Voltar Imprimir