Terapia da Psicomotricidade


“ A história da Psicomotricidade é solidária da história do corpo”
Esteban Levin

O QUE É A TERAPIA DA PSICOMOTRICIDADE?
A Terapia da Psicomotricidade é uma terapia de mediação corporal e expressiva, na qual o terapeuta estuda e compensa condutas motoras inadequadas em diversos contextos, geralmente ligadas a problemas de comportamento, desenvolvimento e maturação psicomotora, aprendizagem e ao âmbito psicoafectivo. Este campo transdisciplinar abrange vários elementos básicos didaticamente distintos, mas intimamente relacionados: tonicidade, equilíbrio, lateralidade, esquema corporal, organização práxica global, pré-escrita ou grafismo, orientação e estruturação espácio-temporal. Como desenvolvida nesta Cooperativa, a Terapia da Psicomotricidade preconiza a importância da família e da escola, contextos de vida significativos da criança, como elementos integrantes no processo.


QUAIS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO?
Esta terapia pode desenvolver-se utilizando o corpo como mediador na relação Terapeuta-Paciente, os seus movimentos e sua expressividade, tendo sempre em conta as situações afetivas e emocionais do homem. Neste âmbito, o terapeuta não aborda o sintoma diretamente, uma vez que ele revive situações passadas nomeadamente através da utilização de jogos simbólicos.


QUEM PODE BENEFICIAR?
- Esta área de intervenção tem como potenciais clientes

- Bebés em risco clínico;
- Crianças em fase de desenvolvimento;
- Crianças e jovens com dificuldades/atrasos no desenvolvimento global;
- Adultos com síndromes psiquiátricos;
- Crianças, jovens e adultos com distúrbios sensoriais, motores, mentais, psíquicos, percetivos e relacionais (e.g. problemas de regulação tónica, vivência e representação do esquema corporal, conhecimento e apropriação de noções espaciais e representação do espaço; lateralidade mal integrada; disfunções motoras ligeiras; problemas de comunicação e comportamento; inibição, dislexia, dificuldades grafo-motoras, défice de atenção e hiperatividade e outros distúrbios)

QUAIS AS ETAPAS DA CONSULTA?
A consulta de Psicomotricidade inclui:

- Avaliação e diagnóstico do perfil e desenvolvimento psicomotor;
- Prescrição, planeamento, implementação e reavaliação do programa psicomotor;
- Proposta de adaptações nos contextos de vida (familiares ou escolares) susceptíveis de maximizar as respostas reeducativas ou terapêuticas decorrentes da intervenção directa.

QUAIS AS FORMAS DE INTERVENÇÃO?
- Técnicas de relaxação e consciencialização corporal;

- Actividades expressivas;
- Jogos sensório-motores e de estimulação sensorial;
- Técnicas de Educação Gestual e Postural;
- Técnicas de Reeducação: organização planificada e interiorizada da acção e sua representação através de formas diversificadas de expressão (motora, gráfica, verbal, sonora, plástica, etc.);
- Actividades de resolução de problemas e jogos de regras.

OS NOSSOS TERAPEUTAS DA PSICOMOTRICIDADE:
- Jorge Constante Pereira;
- Andreia Dias.



<< Voltar Imprimir