Patrícia Cardoso -


  Informação Geral:

Psicóloga Clínica / Psicóloga Educacional. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Cédula Profissional nº 3653. Formadora Certificada pelo IEFP.



Formação Académica:

Licenciatura em Psicologia, com especialização na área de Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE.UP, 1999-2004).



Formação Científica e Profissional :

Curso “Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: Versão para Crianças e Jovens (CIF-CJ): Aplicação em Contextos Educativos”, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Acção de Formação “A Avaliação do Desenvolvimento de Crianças: Escala de Avaliação do Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths (1984)”, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Outras Acções de Formação: Gestão de Equipas de Trabalho, Trabalho em Equipa, Relation Play, entre outras.



Experiência Profissional:

Psicologa n’ “O Fio de Ariana – Educação e Terapia de Crianças e Adolescentes, C.R.L.”, desde 2008 Valências de trabalho: - Avaliação e acompanhamento educacional e clínico de crianças e jovens. - Colaboração no projecto “O Fio na Escola”, coordenando, ao abrigo deste projecto, o Serviço de Psicologia e Orientação e Departamento de Educação Especial no Colégio da Trofa, Porto (Nov-2008 - Jul-2012), no Externato Camões, Porto (Out-2008 - Jul-2009) e no Externato Ribadouro (Out-2009 - Jul-2010). Desempenho de funções no âmbito da intervenção precoce e psicologia educacional (incluindo apoio psicopedagógico a alunos e professores, avaliação psicológica e psicopedagógica de alunos, intervenção ao nível das dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais, orientação escolar e profissional, entre outros). Colaboração no Projeto de “Orientação Escolar e Profissional / Consulta Psicológica de Orientação Vocacional” na Escola Secundária Filipa de Vilhena (Mar-2012 a Jun-2013). Psicóloga na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Vila Nova de Gaia (APPACDM-VNG), de Mar-2005 a Set-2013. Valências de trabalho: • Unidade de Intervenção Precoce na Infância: Unidade de apoio integrado em Domicílio, Ama, Creche ou Jardins-de-Infância, a crianças entre os 0 e os 6 anos, com alterações nas funções ou estruturas do corpo, que limitem a sua participação nas actividades típicas para a respectiva idade e contexto social, ou que se encontrem em risco grave de atraso de desenvolvimento, bem como às suas famílias, desde Mar-2005. Exercício de funções de Psicóloga e de Coordenação Técnica. • Unidade Sócio-Educativa: Unidade de Ensino Especial, protocolada com o Ministério da Educação, para crianças/jovens com deficiência mental (7-18 anos). Funções de Coordenação Técnica no Ano Lectivo 2006-2007. • Valência de Formação Profissional: Unidade de Formação Profissional para Jovens (a partir dos 15 anos) com deficiência e/ou em risco de exclusão social. • Colaboração no Sistema de Gestão da Qualidade ISO9001 e EQUASS. Exercício de Funções de Gestão de Processos. • Colaboração em Projetos. Desempenho de funções de coordenação em projetos diversos, incluindo a sua formulação, candidatura a financiamentos e implementação. * Organização de Acções de Formação sobre temas diversos: Relation Play – Movimentos Sherborne, CIF, A Transição do Pré-esclar para o 1º ciclo, Sexualidade e Deficiência, entre outras.



Filiação em organizações científicas ou profissionais:

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Cédula Profissional nº 3653.


<< Voltar Imprimir