Margarida Lencastre -


  Informao Geral:

Bacharelato em terapeutica da fala pela Escola Técnica de Tecnologias da Saúde do Porto-ESTSP(1987).
Licenciatura Bietápica em Terapêutica da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, Instituto Politécnico do Porto (2004) .
Cédula Profissional nº c-012109185, Ministério da Saúde.
Desde 1996, integra n’O Fio de Ariana o Núcleo de Apoio à Família e Intervenção Precoce.-NAFIP.
Colaborou em projetos subsidiados pelo Serviço Nacional de Reabilitação e pela Fundação Gulbenkian no âmbito da Intervenção Precoce.
Participou em várias formações, workshops e seminários no âmbito da intervenção precoce, de alterações do desenvolvimento, da comunicação, da linguagem verbal , da fala e da voz.



Formação Académica:

Bacharelato em terapeutica da fala pela Escola Técnica de Tecnologias da Saúde do Porto em 1987 Licenciatura Bietápica em Terapêutica da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, Instituto Politécnico do Porto, em 2004.



Formação Científica e Profissional :

Participação em formações relevantes : âmbito da intervenção precoce -Associação Portage, ANIP, EarlyChildhood Intervencion-Eurlyaid Annual Conference(U.M) ; âmbito do desenvolvimento-Sociedade Portuguesa de Pediatria do Desenvolvimento, ASIC , Clinica Universitária de Pediatria (F.Medicina de Lisboa); âmbito da comunicação e CAA-Centro de Paralisia Cerebral do Porto, Hospital de S. João Porto ,APTF e outros; âmbito da linguagem verbal e fala -)APTF, wokshops Hospital CUF-Descobertas, ESTSP; programa de linguagem MAKATON, seminário «Pensamento social-Perfl de comunicação social» avaliações formais da linguagem verbal (Reynell e TALC); âmbito da motricidade orofacial-APTF e CEFAC. Colaboração no projecto «Growing 0-3 anos» e « Carolina Curriculum» financiados pela Fundação Gulbenkian.Colaboração em candidaturas a projectos financiados no âmbito da deficiência-BPIcapacitar e Cidadania Activa.



Experiência Profissional:

Exerce atividade como terapeuta da fala na Cooperativa O Fio de Ariana desde Outubro de 1987.Integra desde 1996, equipa multidisciplinar de Apoio à Familia e Intervenção Precoce,dirigida à população entre os 0 e os 6 anos, atendendo perturbações do desenvolvimento (PEA, , PHDA e outras), sIndromes(Trissomia XXI,X-Frágil, , Klinefelter e outras), perturbações da comunicação, alterações do desenvolvimento da linguagem( ADL,PEDL) e da fala (perturbações da articulação, apraxia do discurso, situações congénitas ,situações resultantes de patologia auditiva/respiratória),problemas de voz (situações congénitas ,disfonias).



Contactos e redes sociais:

margarida.lencastre@fiodeariana.pt


<< Voltar Imprimir