Dia Mundial da Música


Dia Mundial da Música

Música, instituição da UNESCO com o objetivo de promover a arte musical em todos os setores da sociedade, divulgando a sua diversidade, a evolução das culturas e proporcionando ao mesmo tempo a troca de experiências. Contudo, muito mais pode ser celebrado neste dia.

Na verdade, muito se poderia dizer sobre a música mas o mais impressionante é o que não é preciso dizer. A música gera sensações, transmite mensagens e transporta costumes e tradições através do espaço e do tempo mesmo sem recorrer ao uso da palavra. Tal como disse Mozart, “a música não está nas notas, mas sim nos silêncios entre elas”, na forma como são conjugadas, no objetivo do músico que a compõe e na forma como cada um de nós, pequeno ou graúdo, interpreta o que ouve. A música rodeia-nos, faz parte do nosso dia-a-dia. Desde o despertador que nos acorda de manhã, ao rádio que já ligamos de forma automática, passando pela música de rua e até por aquela música que insiste em não nos sair da cabeça. Faz parte da vida do ser humano e não escolhe género nem idades.

É muito fácil relembrarmos a nossa infância através das lengalengas, das cantigas dos jogos do recreio, das canções de embalar e até das aulas de Educação Musical na escola. Está mais do que provado que a música influencia o desenvolvimento da criança. Seja a nível social, emocional ou cognitivo, a música faz parte de nós e do mundo onde nos inserimos. E hoje é dia não só de ouvir, mas especialmente de nos deixarmos levar por “aquela música”. A música que nos faz sonhar e criar novos mundos, a que gostamos de ouvir sozinhos (ou acompanhados) ou mesmo aquela que nos faz mexer e libertar toda a energia que temos em nós. Porque por vezes, temos de nos permitir ser pequeninos, deixar as preocupações de lado e deixarmo-nos levar pela música.

Por Inês Miguel, Estagiária Curricular de Psicologia

<< Voltar Imprimir