O Fio de Ariana no 2º Congresso da OPP


O Fio de Ariana no 2º Congresso da OPP

Os psicólogos Diane Gouveia e Vitor Teixeira vão apresentar duas comunicações no IX Congresso Iberoamericano de Psicologia / 2º Congresso da OPP

O Psicólogo como Mediador nos CEI - Ensino Secundário

"Uma escolaridade mais alargada (até aos 12 anos de escola) coloca novos e acrescidos desafios aos agrupamentos de escolas e às escolas do ensino secundário. As instituições passam a ter a responsabilidade de assegurar o processo de transição dos alunos com necessidades educativas especiais, nomeadamente os alunos com CEI, para a vida pós-escolar. A Portaria 275/A, de 2012, que define uma matriz curricular estruturante orientadora da construção dos CEI, que, simultaneamente, se mostra flexível e capaz de responder de forma individualizada às características de cada um. O Psicólogo pode desempenhar a função de Mediador, assegurando o acompanhamento do aluno nas atividades socialmente úteis realizadas na comunidade, visando a valorização pessoal, o aproveitamento e desenvolvimento das suas competências."
 
Intervenção multidisciplinar no distúrbio obsessivo compulsivo em crianças e adolescentes

"O Distúrbio Obsessivo Compulsivo é uma das condições de saúde mental em que a literatura vem demonstrando sistematicamente a influência de dimensões biológicas, psicológicas e sociais. Uma efetiva intervenção neste distúrbio deverá, por isso, prever que se abordem essas três dimensões, numa lógica multidisciplinar - com a intervenção do psicólogo, mas também de profissionais da área da saúde e da área social. Nesta comunicação, são apresentados casos de crianças e jovens com distúrbio obsessivo compulsivo em que psicólogo, médico pedo-psiquiatra e terapeuta familiar trabalharam em equipa. Ao nível da psicologia são ilustradas as principais técnicas de uma intervenção cognitivo-comportamental, destacando-se a exposição e a prevenção de resposta; ao nível da pedopsiquiatria, os fundamentos da intervenção farmacológica e comportamental; ao nível social é ilustrada a forma como foi realizada a intervenção com a família e junto dos contextos educativos. É feita uma reflexão sobre os benefícios e as dificuldades do trabalho em equipa, sendo identificados alguns princípios para uma intervenção colaborativa entre profissionais de várias valências. Destaca-se, a este nível, a importância de se ultrapassarem constrangimentos práticos como as questões de agenda e local de encontro e a necessidade se investir na relação entre os vários agentes, promovendo eficazes vias de comunicação."

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